Scroll Top

Região

Turismo ao Centro


A partir do hotel é fácil descobrir toda a região centro de Portugal: Tondela e a Serra do Caramulo, Viseu, Serra da Estrela, Coimbra e Aveiro...

As terras do concelho de Tondela apresentam uma diversidade de paisagens em que se conjugam os encantos da Serra do Caramulo e da zona planáltica do Vale de Besteiros, os imensos espaços florestais, os rios e praias fluviais, bem como a riqueza do património histórico e da cultura local.

Terras marcadas pelo clima rigoroso da Serra do Caramulo, com saberes e tradições ligadas à pastorícia e aos trabalhos agrícolas, com interessantes aglomerados de casas em granito. Terras banhadas pelo rio Dão, cujo passado deixou um vastíssimo conjunto de monumentos de inquestionável valor. Zonas de férteis planaltos verdejantes, ar puro e águas termais (Sangemil).

Na cidade de Tondela, visite o Museu mais recente - Terras de Besteiros - e a actual exposição ”Pedra e Mistério “, imagens de vulto em pedra de Ança dos séculos XV e XVI provenientes das paróquias do concelho. Destaca-se também o Monumento aos Mortos da Grande Guerra; o Chafariz da Sereia; a Igreja de Nossa Senhora do Campo; a Igreja Matriz de Santa Maria e o Solar de Santa Ana. As olarias, espalhadas por Molelos, a poucos minutos da cidade, merecem igualmente uma visita demorada e atenta para conhecer a arte de trabalhar o barro negro. Peças utilitárias e artísticas que podem ser adquiridas directamente aos artesãos.

Tondela vive também da dinâmica cultural e artística da ACERT, responsável pela promoção de espectáculos, formação e produção artísticas. Um projecto contínuo de programação permanente ao longo do ano direccionada para diferentes públicos.

Em plena Serra, faça uma visita demorada ao Museu do Caramulo que acolhe Colecções de Automóveis Antigos e Arte. Do espólio do museu fazem parte importantes peças de pintura, cerâmica e tapeçarias dos séculos XVI-XVIII, assim como importantes obras de Arte Contemporânea, designadamente da autoria de Salvador Dali, Vieira da Silva e Picasso (www.museu-caramulo.net). Ainda no Caramulo, deixe-se envolver pela beleza da paisagem - Cabeço do Neve e Caramulinho – povoada de casas típicas de granito como as que poderá encontrar a caminho de S. João do Monte (em Cadraço ou Jueus).

Os amantes do pedestrianismo, poderão escolher entre cinco rotas diferentes: Rota dos Laranjais; do Linho; das Cruzes; dos Caleiros e de Santiago. (Informações detalhadas em www.cm-tondela.pt)
Por todo o concelho, encontrará diversas casas solarengas, quase todas construídas no séc. XVIII, designadamente em Lobão da Beira, Mauraz, Mosteiro de Fráguas, Parada de Gonta, S. Miguel do Outeiro e Vilar de Besteiros.

Descubra também os encantos das praias fluviais que estas terras lhe oferecem em Ferreirós do Dão, Nandufe, S. João do Monte e Sangemil, localidade termal conhecida pelas propriedades terapêuticas das suas águas.

A natural hospitalidade das gentes locais e a gastronomia regional reforçam os motivos para um turismo de qualidade na região.



GuestCentric - Hotel website & booking technology
VeriSign Secured, McAfee Secure, W3C CSS compliant